.

.

Angioplastia Coronária

 

Um dos achados possíveis do cateterismo cardíaco é a presença de obstruções (estenoses) ao fluxo de sangue nas coronárias. Diante dessa situação, uma opção para o tratamento é a colocação de um dispositivo metálico chamado Stent. Esse procedimento se chama Angioplastia Coronária.

De maneira semelhante ao cateterismo,  um cateter é inserido através de um vaso no braço ou na virilha até o coração. Por esse  cateter, o stent é implantado no local da obstrução.

As recomendações sobre o preparo para a angioplastia são semelhantes às do cateterismo cardíaco. Para realizar a angioplastia, seu médico irá orientar o uso de medicações específicas que previnem complicações a curto e a longo prazo.

Habitualmente, após a angioplastia, você será encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para observação por cerca de 24 horas. Apesar de ser um procedimento invasivo, o risco de complicações é baixo.

No momento da alta hospitalar, serão dadas recomendações sobre o retorno as suas atividades usuais. Um dos pontos mais importantes no período pós angioplastia é seguir  as orientações quanto ao uso das medicações. Elas são extremamente importantes para evitar problemas futuros. Sempre consulte seu médico antes de suspender ou alterar quaisquer medicações.